A paranaense Cervejaria Cathedral leva o prêmio de melhor do país, pelo terceiro ano consecutivo
A Cervejaria Cathedral (PR) levou a principal premiação do Concurso Brasileiro de Cervejas e foi apontada como a melhor cervejaria do país, pelo terceiro ano consecutivo. Já a Best of Show foi para a Guanabara, uma Wood and Barrel-Aged da Colorado. Ao todo, a competição premiou 203 rótulos de 126 marcas nacionais, dentre 3.284 amostras encaminhadas para avaliação.
A Colorado, de Ribeirão Preto (SP), também subiu no pódio das melhores cervejarias do país, ficando com a medalha de prata. A Guanabara (10,5% ABV, 52 IBU) é uma Imperial Russian Stout com rapadura queimada envelhecida em barril de Umburana. É o rótulo mais premiado da cervejaria. A Colorado faz parte do portfólio da Ambev.
Ao todo, a Cathedral, que fica em Maringá, levou sete medalhas, na competição. Já a Salvador, de Caxias do Sul (RS), foi a vencedora na categoria brewpub.
Das 203 medalhas entregues, 53 foram de ouro, 72 de prata e 78 de bronze. Onze estados tiveram marcas premiadas. Os três que receberam mais medalhas foram Rio Grande Sul (54), Santa Catarina (45) e São Paulo (44). Na sequência, o Paraná aparece com 23 medalhas, seguido por Minas Gerais com 14 e Rio de Janeiro com 12.
O Concurso Brasileiro de Cervejas faz parte do Festival Brasileiro da Cerveja que começa, hoje (quarta-feira, 11 de março), em Blumenau (SC).
Conheça todos os premiados e suas respectivas medalhas
Colorado - Quando o resultado foi divulgado, a cervejaria de Ribeirão Preto constava como sendo a terceira melhor do país, ou seja, medalha de bronze na categoria Cervejaria do Ano. Cerca de 18 horas depois, a organização do concurso emitiu a seguinte nota oficial:
"A organização do Concurso Brasileiro de Cervejas esclarece que, devido a uma falha humana, uma medalha foi atribuída equivocadamente a uma cervejaria. No estilo Double Hoppy Red Ale, a premiada com a medalha de ouro é a Cervejaria Roter e não a Verace. Neste caso, com o desconto dos pontos computados para este rótulo, a Verace ficou em terceiro lugar como Cervejaria do Ano e a Cervejaria Colorado, que tinha a terceira posição vai para o segundo lugar. Fica o pedido de desculpas às cervejarias, que já foram comunicadas."
Para comentar, aqui