Cervejaria Leuven vai atuar na promoção de eventos esportivos
Depois de duas rodadas de captação de recursos via crowdfunding e estar a um mês de iniciar a produção na nova fábrica, a Cerveja Leuven, de Piracicaba (SP) “apronta” mais uma vez. No próximo sábado, dia 26, será lançada a Leuven Sports, que dará o início à atuação da cervejaria como promotora de eventos esportivos.
Atenção. A Leuven vai promover e não patrocinar eventos esportivos. O modelo de negócio idealizado por Gustavo Barreira, sócio da cervejaria, passa pela articulação de apoiadores e patrocinadores para a realização as ações.
“O objetivo não é inventar a roda. Vamos promover tanto eventos de práticas, como torneios; quanto de experiência, como transmissões de competições, tendo como inspiração outras marcas de grande porte que já fazem isso. No nosso caso, queremos fazer tudo de forma muito local”, explica Gustavo.
E pensar que tudo começou enquanto ele acompanhava o filho de 7 anos em um torneio de judô. Ao ver o ginásio com várias logomarcas de patrocinadores e apoiadores, cogitou da possibilidade da Leuven também vir a ter sua marca junto a eventos esportivos, mas não como cervejaria. Daí para a Leuven Sports, foram alguns dias.
O primeiro passo dado por Gustavo para começar a colocar a ideia em prática foi procurar uma empresa de marketing esportivo da cidade. Foi assim que fechou parceria com a Septyni, cujo dono, Renato Guziloto, é ex tenista profissional.
Renato também se tornou “padrinho” para ações relacionadas com tênis, enquanto o personal trainer Rogério Cardoso será o padrinho para corrida de rua. Em breve, ciclismo e futebol também serão “batizados”.
“Estamos trazendo para o projeto pessoas de referência em diversas modalidades. Todas essas pessoas vão colocar a mão na massa, produzir os eventos. Vamos juntos também buscar patrocinadores e fornecedores de equipamentos. O objetivo da nova empresa é potencializar o negócio, fazer a roda girar. Não estamos preocupados em vender cerveja, mas em promover a marca de uma maneira divertida e saudável. Agregar valor à cervejaria ao atrelá-la a coisas boas e, com isso, cumprir nossa missão que é ser a cervejaria mais admirada do Brasil”, afirma Gustavo que, antes de se dedicar integralmente a Leuven, atuava no mercado financeiro.
Foi ele também quem idealizou e colocou em prática as duas rodadas de captação de investimentos públicos para a ampliação da cervejaria. Em 2017, a Leuven realizou, pela primeira vez, uma ação de ECF (equity crowdfunding) e captou R$ 1,670 milhão. Desde então, a cervejaria passou a ter 109 sócios. Em setembro do ano passado, novo crowdfunding captou mais R$ 1, 5 milhão. Atualmente, a Leuven tem 300 sócios.
Este mês, ele e a esposa Karin Moraes , os sócios primeiros da cervejaria, providenciam a mudança da fábrica antiga para a nova, que começará a produzir no final de fevereiro. A inauguração será em abril, com uma grande festa.
No sábado, de 9h às 11h, será realizada uma reunião para os sócios. Em seguida, acontece o lançamento da Leuven Sports, em um evento aberto ao público:
“Todos os investidores da cervejaria também podem ajudar a trazer investidores para o novo projeto. Estamos erguendo a Leuven Sports e a agenda é pesada. Temos muitas ideias e planos, mas muita coisa vai depender do engajamento que o projeto conquistar entre as pessoas”, comenta Gustavo.
Para comentar, aqui