Associação Comercial do Rio de Janeiro exibe o clássico 'Rio, 40 graus' de Nelson Pereira do
A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) promove a 1ª Mostra de Cinema Brasileiro, com a exibição de um filme por mês, até o final do ano. Todos os títulos são clássicos do cinema nacional que têm a Cidade Maravilhosa como pano de fundo. A curadoria é da cineasta Lucy Barreto, membro do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ.
Amanhã (terça-feira, 18), às 18h, será apresentado “Rio, 40 graus”, de Nelson Pereira dos Santos. O filme é um semidocumentário, lançado em 1955. Acompanha um dia na vida de cinco garotos de uma favela que, num domingo tipicamente carioca de sol escaldante, vendem amendoim em Copacabana, no Pão de Açúcar e no Maracanã.
No elenco estão Glauce Rocha, Roberto Bataglin, Jece Valadão e Zé Keti, que também canta o tema do filme, “A Voz do Morro”.
Em novembro de 2015, “Rio, 40 graus” entrou para a lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema que indicou os 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. É considerado a obra inspiradora do Cinema Novo, movimento estético e cultural que pretendia mostrar a realidade brasileira.
O filme chegou a ser censurado pelos militares que o consideraram uma “grande mentira”. Segundo o censor e chefe de polícia da época, "a média da temperatura do Rio nunca passou dos 39,6°C".
Programação 1ª Mostra de Cinema Brasileiro da ACRJ
16/7 - A Dama do Lotação, Neville de Almeida
20/8 - Edifício Master, Eduardo Coutinho
17/9 - Ópera do Malandro, Ruy Guerra
19/11 - Se eu fosse você, Daniel Filho
10/12 - Cidade de Deus, Fernando Meirelles
A ACRJ fica na Rua Candelária, 9, auditório, no 12º andar, Centro do Rio de Janeiro.
Entrada franca com distribuição de senhas 40 minutos antes de cada sessão.
Sempre às terças-feiras, às 18h.
Ouça "A Voz do Morro" com Zé Keti
Para comentar, aqui