Uma receita de milk-shake de cerveja para comemorar o Dia do Sorvete
No Brasil, 23 de setembro é o Dia do Sorvete. A data comemorativa foi criada em 2002, quando da fundação da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete. Também é o dia que marca o início da primavera, que o segmento considera o “começo da temporada”, uma vez que os brasileiros não têm o hábito de consumir sorvete em períodos de baixa temperatura.
Para celebrar a data, Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da Ashby, criou uma receita de milk-shake de cerveja, tendo como base uma Coffee Porter.
Porter é um tradicional estilo da escola britânica. As primeiras menções históricas à essa cerveja remontam ao início do século XVIII, na Inglaterra. É uma bebida mais escura e de perfil torrado. Fazia sucesso entre os clientes dos pubs e, mais notoriamente, entre os trabalhadores que transportavam cargas nos mercados locais e nos portos, chamados popularmente de Porters.
Essa cerveja tem teor alcoólico entre 4% e 5.4% e baixo amargor (18 a 35 IBU). A versão americana do estilo tem amargor um pouco maior (25 a 50 IBU) e teor alcoólico entre 4.8% e 6.5%. A Coffee Porter é uma versão que realça o sabor do café, na bebida. A Baltic Porter também tem notas de café.
Vamos à receita:
Milk-shake
1/2 xícara de cerveja estilo Coffee Porter (Baltic Porter);
1 1/2 xícara de sorvete de chocolate;
5 colheres de sopa de leite em pó . Chantilly para decorar
Calda de chocolate
5 colheres de chocolate em pó
3 xícaras de leite
2 colheres de manteiga sem sal
1 colher de chá de farinha de trigo
Modo de preparo
Milkshake: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado. Coloque o chantilly no topo para enfeitar.
Calda de chocolate: Leve ao fogo o chocolate e a manteiga e coloque aos poucos o leite. Misture a farinha de trigo com um pouco de água e misture a calda e espere esfriar.
Coloque a calda no fundo do copo e ao redor dele, depois, coloque a bebida no copo.
Para comentar, aqui