top of page
Sônia Apolinário

Violonista Guinga celebra 70 anos com série de shows no CCBB

Ao longo do mês de março, quatro shows vão celebrar os 70 anos do compositor e violonista Guinga. Todos serão realizados no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. O primeiro deles será na próxima quarta-feira (dia 4), às 19h30, quando o músico receberá a cantora italiana Gioia Persichetti e o também violonista Jean Charnaux. Faz parte da programação uma Masterclass com o próprio Guinga.

Dentista de formação, Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar atuou como violonista de artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira e Carlota. Suas músicas foram gravadas por Elis Regina, Chico Buarque, Leia Pinheiro e Ivan Lins, entre outros. Guinga tem dez álbuns gravados. Em 1996, “Cheio de Dedos” recebeu prêmio Sharp como melhor disco instrumental do ano.

Batizada “Guinga e as Vozes Femininas”, a série de shows no CCBB-RJ terá também as participações das cantoras Mônica Salmaso (dia 11), Leila Pinheiro (18) e Anna Paes (25). As apresentações contarão, respectivamente, com as participações dos músicos Jean Charnaux, Marcus Tardelli e Thiago Amud. Anna Paes também vai ministrar uma palestra sobre a obra de Guinga, no dia 13 de março.

“A série celebra a trajetória de vida e música do Guinga, não só um dos mais importantes violonistas da história da música brasileira, como um dos compositores mais singulares de todos os tempos. A identificação de Guinga com as vozes femininas é algo que lhe é bastante característico e que vem de há muito tempo: Guinga aprendeu a tocar violão acompanhando sua mãe cantando e, desde a década de 1970, acompanhou várias cantoras como Elza Soares, Nana Caymmi, Alaíde Costa, Zezé Gonzaga, Miúcha, além de Leila Pinheiro e Mônica Salmaso, entre muitas outras”, comenta a produtora Fernanda Vogas, idealizadora do projeto.

No dia 20 de março, Guinga dará uma Masterclass quando conversará com o público sobre seu universo musical. Será às 18h30 e, ao contrário dos shows, esse encontro é gratuito. Sua biografia já foi contada no livro "Guinga, os mais belos acordes do subúrbio", escrito pelo jornalista Mário Marques, e publicada em 2002 pela Editora Gryphus. No ano seguinte, a mesma editora lançou o songbook "A Música de Guinga", com as partituras de grande parte de sua obra.

"Guinga e as Vozes Femininas” poderá ser visto em outras três cidades: CCBB Brasília (26 a 29 de março), CCBB Belo Horizonte (25 a 28 de junho) e CCBB São Paulo (05 a 08 de agosto). Em todos os locais, o músico repetirá a Masterclass.

Gioia Persichetti Mônica Salmaso

Serviço

Guinga e a Vozes Femininas

Local: Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro

Datas: 4, 11, 18 e 25 de março

Horário: 19h30

Preço dos ingressos R$ 30,00 (R$ 15,00, meia)

Para comentar, aqui

Leila Pinheiro Anna Paes

Tags:

Destaques
Últimas
bottom of page