Evento de inovação leva robôs ao Jockey Club, no Rio de Janeiro
- Sônia Apolinário
- 13 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Por alguns dias, robôs tomarão conta do Jockey Club, no Rio de Janeiro. Eles participam, de hoje (13) a domingo (16) do Rio Innovation Week, considerado um dos mais importantes eventos do setor, na América Latina.

Por lá, o público poderá interagir com Tinbot (foto). Primeiro robô brasileiro que reúne Inteligência Artificial e IOT (Internet das Coisas). Ele recebe os visitantes com suas expressões, perguntas e respostas que costumam ser inusitadas. De porte pequeno, ele fala português, mas pode se comunicar em outras línguas também. Possui sistema de reconhecimento facial, de voz, de gestos e de expressões, além de ser integrável a outros sistemas por meio de APIs, possibilitando interatividade e personalidade humanizada.
O Tinbot, porém, não será a única estrela do evento. A área Turistech contará com a presença do Robozão: ele tem três metros de altura e interage dançando com o público. Ao seu lado estará o Pluginbot que, na verdade, é uma plataforma que conecta robôs. O Roboteria marca presença servindo sorvetes junto com o Icebot, outro “robô sorveteiro”, que vem com a proposta de ser um Ice Cream Shop do futuro.
Engana-se quem acha que inovação está ligada necessariamente a grandes descobertas ou apenas à tecnologia de ponta. O presidente do Conselho Organizador do evento, Fábio Queiróz, diz que inovar é “mudar algo que se faz todo dia e, com criatividade, aperfeiçoar um produto ou serviço”.
Mostrar que tecnologia e inovação podem ser mais simples e mais acessíveis do que se pensa é justamente um dos objetivos da Rio Innovation Week. Em uma área de 40 mil m2, estarão 12 palcos simultâneos, onde a programação será realizada. O evento contará com 500 conferencistas, além de 1,2 mil startups e 190 expositores. Entre eles os participantes estão Richard Branson, fundador do grupo Virgins; Steve Wozniak, cofundador da Apple; e Francis Suarez, prefeito de Miami.
Vai ter também Incubadoras fomentando negócios, 15 bootcamps setorizados, mentorias, exposições, descarte de lixo eletrônico, workshops e networking para fomento de negócios.
“O visitante vai tocar na tecnologia, vai usar e desmistificar, caso ainda tenha esse preconceito, a complexidade do tema”, diz Queiróz, e acrescenta: “A pandemia nos trouxe necessidade da criatividade também, o desafio de nos transformar e acelerar digitalmente. Nos dias de hoje, inovar, seja no nível mínimo ou máximo, significa, talvez, a sobrevivência ou a falência da empresa”.
Confira a programação completa, aqui
Jockey Club Brasileiro - Praça Santos Dumont, 31, Gávea
Evento pago
Comments