Musical sobre Martinho da Vila estreia no Rio
A história do cantor e compositor Martinho da Vila é contada no musical “Martinho, Coração de Rei”, que estreia nesta sexta-feira, 10 de janeiro, no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio.
Em cena, quatro atores representam Martinho, simbolizando diferentes fazes do artista: Renée Natan (criança, primeiro à esquerda na foto), Celso Luz, Fernando Leite (época em que Martinho foi sargento do exército) e Alan Rocha (terceiro à esquerda na foto) que praticamente “incorpora” o homenageado quando canta, reproduzindo sua entonação peculiar e jeito “malandro”.
O espetáculo dá ênfase à negritude de Martinho, sua ancestralidade e seu amor pelo continente africano. Em cena, danças afros, orixás, atabaques fazem o elo musical com o samba de Martinho, um apaixonado (e recorrente colaborador) da escola de samba Vila Isabel.
O texto é de Miguel Falabella a partir de dramaturgia de Helena Theodoro, inspirada em sua pesquisa sobre o continente africano e na biografia “Martinho da Vila: Reflexos no Espelho” de sua autoria. Cláudio Tovar assina os (250) figurinos e Rafael Machado a coreografia nesse espetáculo realizado por Jô Santana que tem direção de Iléa Ferraz.
São 20 atores-cantores-baliarinos em cena (Dandara Ventapane, neta de Martinho, faz parte) e oito músicos que tocam ao vivo. A parte final, que simboliza o momento atual do artista, é uma grande roda de samba onde desfilam os principais sucessos de Martinho da Vila.
Serviço
Teatro Riachuelo Rio - Rua do Passeio, 38/40 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Ingressos entre R$ 39 e R$ 200
Bilheteria física do teatro sem taxa de conveniência
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 14h às 19h. Em dia de espetáculo, das 14h até o horário de início da sessão.
Bilheteria on-line www.ingresso.com
Duração: 150 minutos com 15 minutos de intervalo
Classificação: 16 anos