Uma West Coast IPA para mulheres que estão "na luta contra o poder" se homenagearem
- Sônia Apolinário
- 13 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Uma West Coast IPA lançada pela cervejaria Dádiva, em março, foi relançada no início deste mês de setembro. Seria mais um relançamento no mercado, não fosse por um detalhe: foram centenas de mulheres que pediram a volta do rótulo.
Explica-se. A Fights The Power foi criada com o objetivo de fortalecer os laços entre as mulheres e reconhecer suas conquistas. Desde 2020, a cervejaria cria um rótulo tendo como foco o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Com esses lançamentos, a Dádiva promove, junto, campanhas relacionadas aos direitos das mulheres, abordando temas como: a liberdade de frequentar um bar sozinha sem ser assediada e poder beber o que e quando quiser; violência doméstica ou a diferença salarial entre homens e mulheres.
A Fights The Power tinha por objetivo prestar uma homenagem às mulheres que precisam “matar um leão por dia”. Na época do lançamento, a responsável pela marca, Luiza Tolosa, declarou:
“Todos os dias são desafiadores para nós, mulheres. Nas nossas trincheiras diárias, porém, encontramos muita gente disposta a combater injustiças e mudar o nosso mundo para melhor, a nos dar as mãos. E é assim, sempre juntas, que temos conseguido, e conseguiremos cada vez mais, combater o que há anos se propõe a nos derrubar: o patriarcado. E já foram inúmeras conquistas até aqui, todas elas resultados dessa nossa união”.
Assim, para homenagear as mulheres famosas ou anônimas, nas suas “trincheiras diárias”, o rótulo da Fights The Power estampava o nome de uma mulher. A cervejaria criou opções com 52 nomes. Porém, o mulherio reclamou e exigiu mais nomes para se verem representadas nas latas da cerveja.
Para atender as consumidoras, a Dádiva relançou a Fights The Power com 90 opções de nomes que serão aleatoriamente estampados na lata.
Esse rótulo é uma West Coast IPA com 6,3% de teor alcoólico que, segundo a Dádiva, tem aromas frutados lembrando manga e melancia, com um toque de laranja doce, ao final. Já no sabor, notas resinosas estão presentes, e o final é seco. A cerveja pode ser encontrada em latas de 473 ml em bares, mercados e e-commerces especializados em cervejas artesanais.
Eu encontrei a minha lata. Você encontrou a sua?
Comments